20110125

Kurteij Rent & Nugoo Shteii (1978)

Ficha Técnica:

Titulo:

Kurteij Rent & Nugoo Shteii



Uma amizade improvável... Um amor impossível!!...
Arregaçado Pessanha produz e realiza esta biografia "amusicada" sobre duas das maiores estrelas mundiais do sub-mundo transformista dos idos anos 60:
O húngaro Kurteij Rent e o Senegalês Nugoo Shteii.
Baseada numa historia verídica, a película é inteiramente falada em Mexicano (vá-se lá saber porquê...) e percorre varias metrópoles mundiais durante a sua rodagem, a saber, Beijing,Cidade do Cabo, Oslo, Antananarivo, Los Angeles e Alhos Vedros, bem próximo da terra natal do Mestre.
As casas de alterne, os bares de "passe", os retiros gays Europeus e não só, e o palco de consagração para estes dois artistas durante a década de 60, a já mítica Boite O vira Milho, na Arrentela, são os cenários privilegiados.
Duas historias fascinantes que se cruzam (literalmente) na tela cinematografica inegualavelmente rabiscada pelo pincel Aquilino e astuto de Arregaçado Pessanha.
Com desempenhos curvados de Tó Bracinhos (no papel de Kurteij Rent), e do jovem actor Queniano, Hunzatem Pomba Nugaanga (como Nugoo Shteii) a biografia é, a espaços, minuciosamente musicada por arpejos desconcertantes do pianista Basco Juan Atrákkas D. Prôaa.
Esta é uma obra de culto para seguidores do estilo "amusicado" de cinema do qual o Mestre Pessanha é um verdadeiro entusiasta.
Sem duvida uma película a ver e rever, vezes sem conta...


Elenco:

Kurteij Rent................... Tó Bracinhos

Nugoo Shteii.................. Hunzatem Pomba Nugaanga

Fauto De Sousa............. Epitácio Gadelha

Rita dos tomates............Anita Lhante

Outros dados do filme:

Duração................................ 143 min.

Côr........................................ Vermelho e rosa UIII!!!

Locais de filmagem............. Pelo mundo a fora... e Arrentela.


"Kurteij Rent & Nugoo Shteii "valeu, no ano da sua estreia, o prémio de actor revelação a Tó bracinhos, no atípico Festival de cinema independente-mente de Beijing.
O actor recebeu também o prémio de "virilha maravilha" na M.A.R.I.C.A.S. , Mostra de Actores Realmente Independentes do Circulo de Arte Social.







Sem comentários:

Enviar um comentário